segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DETESTO!

Hj estou com essa palavra na cabeça....
...queria escrever que detesto alguma coisa...
e realmente existem coisas que detesto... mas haverá um momento mais propício pra falar....

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vale a pena!


Pra quem não conhece, aí vai uma dica feminina para quem gosta de boa música: Mariana de Belém. A moça já mostrou que é filha de peixe e herdou talento de sobra da mamy Fafá... Linda e com uma voz suave, a peixinha aposta no samba e interpreta Samba da Madrugada, ao lado da compositora Carminha Mascarenhas.


http://www.youtube.com/watch?v=Rx3eZEoaeNM

ALÊ

Além de cantar muiiiito, o mineirinho Alexandre Pires realmente saaabe fazer um show. Não sei bem o número de vezes que fui a um show do cantor, mas em todas elas pude presenciar voz, boa música, talendo e criatividade num verdadeiro homem-show. Lelezinho está de parabéns!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Erros de língua portuguesa.


Tem se tornado cada vez mais comum ler notícias de professores arrasados quando se deparam com absurdos deixados em testes escolares. Muito desses casos se devem a Internet. "ksa", "xero", "qdo" são exemplos do que lemos nas janelas do messenger. Usa-se mal um instrumento de tanta potência, ao invés de beneficiar-se. Isso nos distancia cada vez mais da leitura, do prazer de se auto-educar, nos leva à uma ignorância fácil, e que virou moda. Se você reclama das coisas que são digitadas na janelinha, te chamam de careta, de chato.
Para ficar melhor ainda, ri-se disto.
É, virou motivo de sátira, de ironia. Mas cá pra nós, coloque seu filho no lugar de quem escreve errado e é ridicularizado. Você gostou? Aposto que não riria. É pra chorar, corrigir, ensinar. Educação começa em casa. Quanto o acesso aos livros, quem mora na cidade não pode reclamar. O início se faz com o que se tem. Cabe aos pais preocupar-se com o incentivo.

E falando de língua portuguesa, não me deixa passar desapercebida a tal reforma ortográfica. Além de não servir pra nada, causa um efeito colateral na educação de modo geral. Explico. Lembro-me da minha professora de português da sexta série, Arleide, que nos fez analisar sintaticamente o hino brasileiro de cabo a rabo. Isso, meus caros, me fez entender e jamais esquecer o que realmente diz o hino. Não são apenas palavras difíceis escritas de forma "desordenada". São mártires ali descritos numa harmonia ímpar. Agora, nas escolas, substituiu-se a análise sintática, pela interpretação de texto. Exercício na qual o aluno escreve o que já foi escrito, de forma chula e sem embasamento gramatical, ou seja reescreve Machado de Assis, com palavras de gibi. Como disse Reinaldo Azevedo, "Se fosse pintura, seria garrancho. Se fosse música, seria a do Bonde do Tigrão. " Ao invés de se criar formas propícias de acesso à gramática, rebaixam-se as exigências nas escolas. E não tem acontecido só com a Gramática. Acontece com a Geografia, onde cobram-se atualidades, ao invés de historicidade. Acontece com a aula de música, onde não se põem a escutar Beethoven e tocar um instrumento. Cobra-se do aluno a interpretação de uma música da moda.
As reformas não nos aproximam da educação, nos empobrecem como cidadãos, como "futuro da nação".
Aqui roubo um pedacinho do texto de Reinaldo Azevedo para a revista veja:

"Precisamos de restauração, não de mais mudanças. (...) As reformas ortográficas, acreditem, empobrecem a língua. Não democratizam, só obscurecem o sentido. Uma coisa boba como cassar o "p" de "exce(p)ção" cria ao leitor comum dificuldades para que perceba que ali está a raiz de "excepcional"; quantos são os brasileiros que relacionam "caráter" a "característica" – por que deveriam os portugueses abrir mão do seu "carácter"? O que um usuário da nossa língua perderia se, em vez de "ciência", escrevesse "sciência", o que lhe permitiria reconhecer na palavra "consciência" aquela mesma raiz?"

A reforma nos afasta da essência, da hitória, por fim, deixando-nos burros e alienados.

E o povo continua povo... com sua "ingnorãnça" de país "sub".

(Outro dia escrevo mais... estou cansada...)